segunda-feira, 27 de junho de 2011

Transporte Público em Barueri: Poderia se mais rápido

Grupo: Tiago Paltrinieri/Edvaldo Martins - FATEC Barueri - Transporte Terrestre - 1º Sem. Noturno


Um dos problemas encontrados no transporte público em Barueri, pelo menos para mim, é a falta de opções para quem vem de fora do município e vai, por exemplo, para o Centro de Barueri.Moro em São Paulo, mais especificamente no Jardim Anhanguera, próximo à Via Anhanguera. Para ir estudar (estudo na FATEC Barueri) é necessário pegar um ônibus até à Estação de Trem Domingos de Morais, pegar o trem até a Estação de Barueri e andar, no mínimo, 1,5 km até chegar à FATEC. A Lapa, um importante centro comercial da cidade de São Paulo, possui uma grande quantidade de linhas municipais e intermunicipais, porém não tem uma linha de ônibus direto para o centro de Barueri, o que com certeza facilitaria para os Fatecanos que não moram em Barueri e vêm daquela região pelo trem da CPTM. Outro problema são os itinerários dos ônibus que saem da região de Tamboré e vão para o Terminal Rodoferroviário de Barueri. Um roteiro que, de carro, levaria em torno de 20 min. e de ônibus leva, acredite, intermináveis 1h30min, pois o ônibus anda em círculos e passa pelo mesmo lugar várias vezes, dando a sensação que o motorista está perdido. Além disso, um dia, voltando de Tamboré, no fim da tarde, e seguindo para o Terminal Barueri, notei que os intervalos entre os ônibus são muito extensos, o que em horário de pico é totalmente inviável para os usuários do sistema de transporte de Barueri. Cheguei ao ponto de ônibus, na Alameda Araguaia, em frente à Concessionária Hyundai, o ônibus linha T154 – Terminal Barueri via Aldeia havia acabado de sair do ponto, por volta da 18h05min. Decidi então esperar o próximo ônibus da mesma linha que passou somente às 19h. Fiquei quase 1h esperando o próximo ônibus em horário de pico, o ônibus demorou 1h30min para chegar ao centro, o que me levou a pensar “E se eu trabalhasse em Tamboré e estudasse na FATEC, no centro, daria tempo pra chegar na Faculdade?”, e obviamente a resposta é não. A solução destes problemas apresentados é simples, ônibus ligando a Lapa ao Terminal Rodoferroviário de Barueri, que é um ótimo ponto de transferência de passageiros em Barueri e liga o centro a quase todos os bairros do município e, um outro ônibus, ligando Tamboré e Alphaville mais rápido ao Terminal, o que facilitaria quem trabalha na região e precisa se deslocar rapidamente ao centro, já que são bairros próximos mas devido ao trajeto do ônibus, se torna mais demorado.

Sustentabilidade

Além de afetar os usuários dos transportes públicos municipal, os trajetos demorados acarretam em mais monóxido de carbono na atmosfera (devido às voltas excessivas), desgastam peças e pneus que precisam ser repostas (o pneu, por exemplo, é um problema na hora do descarte, pois nem todas as empresas têm política ambiental), aumentando os gastos da empresa, e conseqüentemente retirando mais matérias-primas da natureza. Se os ônibus atendessem melhor a população que transita pelo município (interna e externamente), a frota de veículos particulares com certeza seria reduzida. Fora que, pensando no lado do conforto, a população que transita em Barueri ficará, sem dúvida, mais cansada ao andar nestes ônibus que parecem circulares (literalmente). Com certeza, ao serem questionados sobre a escolha entre o ônibus e seu carro, a resposta será o carro. Com esses aspectos mencionados anteriormente, a melhora nos trajetos, o menor tempo entre as saídas dos coletivos, faria com que muitos deixassem seus carros na garagem e utilizassem mais o transporte coletivo em Barueri.

O Tempo de Viagem

O Tempo de viagem influencia diretamente na produtividade das pessoas. “o serviço de transporte público urbano, além de diminuir a produtividade dos usuários pelo desconforto durante o tempo de viagem, contribui também para a discriminação socioeconômica das comunidades pobres, pela isolação e inacessibilidade das oportunidades de bem-estar social coletivo: educação, saúde e lazer.” (Amouzou, Koffi Djima, 2000, p. 47). Neste caso, devemos pensar que o tempo de viagem demasiado interfere na sociedade, o que deveria ser revisto pela empresa de transporte Benfica.

Um comentário:

  1. Gostaria de comentar a respeito da empresa de ónibus RALIP a linha (ENGENHO NOVO/ MUTINGA) Linha T651. Depois que essa empresa passou a operar nessa linha todos os finais de semana andam atrasados, sendo que nos finais de semana não ha transito que justifique os atrasos, pois pois já ocorreu atrasos tão absurdos de até 01 hora e 15 minutos, e já mandei emaisl's reclamando, e disse que fazemos uso da linha não é porque gostamos de andar de ónibus e porque precisamos e trabalhamos em finais de semana também e já levei várias advertências por isso. Se alguem souber ou puder nos ajudar com relação a isso, pois pois todo final de semana é a mesma coisa, hoje por exemplo (30/03/2019) sábado o 1º onibus já passou com atraso, isso ocorre no 3º ponto de parada, por favor avise-nos ou passem essa reclamação adiante, pois eu não sei com quem falar a respeito. Obrigado.

    ResponderExcluir