quarta-feira, 29 de junho de 2011

Trânsito Melhor

A Prefeitura de Barueri divulgou no início de Maio alterações no trânsito de Alphaville com a intenção de gerar maior fluidez e qualidade de vida para moradores dos residenciais e dos trabalhadores das várias empresas instaladas no Centro Comercial.
A qualidade do deslocamento das pessoas com seus veículos tem sido alvo de muitos estudos e de preocupação para os gestores da maioria das grandes e médias cidades. Hoje em dia, o desenvolvimento econômico e social leva em consideração os impactos a serem causados no trânsito de determinada região.
Paralelamente a tudo isso, muito se discute sobre as melhores formas de melhora da qualidade no deslocamento das pessoas entre a casa e o trabalho, a escola, o clube... Sabemos que há muito investimento a ser realizado em todos os lugares. As cidades menores precisam de quantidade maior de ônibus para atender os bairros rurais mais afastados e esbarram nos orçamentos pequenos e as grandes cidades, com um número considerável de ônibus e carros nas ruas, buscam alternativas para um transporte coletivo de qualidade, que atraia o público e assim consigam retirar os veículos das ruas. Metrô, VLT, corredores de ônibus, ciclovias são algumas opções que os governantes tem em um momento que parece que tudo é urgente.
Várias são as demandas para a população urbana; saúde, segurança, trabalho e saneamento básico. Há de se lembrar que em vários momentos o trânsito é levado em conta quando há decisões importantes a tomar, como o local de moradia, o tempo de deslocamento para o trabalho, o trânsito próximo da escola dos filhos, entre outros. A cada dia se torna um fator decisivo, pois a qualidade de vida está intimamente ligada ao deslocamento das pessoas de um ponto a outro.
A Prefeitura de Barueri, que tem em Alphaville o grande motor de seu desenvolvimento, entende que deve tratar com carinho a região e mostra estar atenta as necessidades ao que ocorre nessa região. Na época da implantação do empreendimento, já se imaginava um polo gerador de riqueza e desenvolvimento (e assim é),para continuar com esse ideal é preciso realizar mudanças, que são urgentes, pois andar de carro no Alphaville e Tamboré tornou-se algo torturante. As vias estão saturadas para tantos veículos que são emplacados diariamente e adentram as ruas de forma desenfreada e é dever dos órgãos de trânsito organizar esse caos urbano.
Alphaville na época de implantação do empreendimento:


Com a idéia de melhorar a fluidez e o escoamento dos veículos na região, serão realizadas algumas ações para garantir um trânsito melhor. Essas ações foram anunciadas pelo Prefeito de Barueri, Rubens Furlan, em reunião com empresários de Alphaville no início de maio. A idéia é eliminar cruzamentos, estabelecer regulação semafórica em outros e a construção de um novo acesso a Rodovia Castello Branco na região do Tamboré.
Esse complexo viário, com orçamento inicial de R$ 30 milhões será todo pago com verbas municipais e por ter interface direta com a rodovia, depende do aval do Governo do Estado e a primeira etapa já tem autorização da ARTESP (Agência Reguladora dos Transportes Públicos de São Paulo). “Este projeto ainda está parado na Artesp, e eu devo ter uma audiência com o governador Geraldo Alckmin para acelerar esse processo. Queremos iniciar esta segunda etapa ainda este ano, e acreditamos que boa parte dos problemas de trânsito na região vão se resolver com estas obras” complementou o prefeito.. Fonte: Site oficial da Prefeitura de Barueri
Imagem: Jornal Folha de Alphaville

Na inauguração da ETEC de Barueri, o Governador Geraldo Alckmin prometeu agilizar o processo de liberação junto a ARTESP, no entanto, não deu prazo para que o projeto possa sair do papel.
As melhorias são ansiosamente aguardadas pelos moradores e trabalhadores da região, que sofrem com o aumento dos problemas relacionados ao trânsito. Há de se lembrar também que um trânsito melhor não passa somente por obras de infra-estrutura, que são obviamente importantes, mas também por educação e conscientização para um trânsito melhor, com motoristas responsáveis.
Conforme matéria publicada pelo Jornal “O Estado de SãoPaulo” no dia 27 de fevereiro desse ano, as placas das praças do condomínio que pediam "Não faça surgir em Alphaville as razões que fizeram você sair de São Paulo." não deram resultado e hoje geram saudosismo de uma época que não volta mais.
Agora é pensar em melhorar o futuro...


Escrito por:Diego Moreira Bezerra,Julio Cesar dos Santos, Julio Cesar Santos, Patricia Cardial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário