segunda-feira, 27 de junho de 2011

"PROGRAMA BARUERI SUSTENTÁVEL"

GRUPO: RONALDO, FREDERICO E MARCOS
PROFA. VILMA


Com o desenvolvimento econômico e crescimento das cidade e, consequentemente, de suas frotas veículares, o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97) veio instituir como atributo primordial para a segurança veícular a inspeção veícular (Artigo 104).

Tendo isso, e inspirada pelo decreto do município de São Paulo, Barueri, através do Decreto 6.870 de 29 de junho de 2010 (Ou AQUI.), oficializou o programa Barueri Sustentável, coordenado pela Secretária de Recursos Naturais e Meio Ambiente do municipio de Barueri.

Constitui objeto geral do programa a inserção da questão ambiental na Administração Pública Municipal, implantando critérios de sustentabilidade às secretarias e órgãos vinculados, mediante a realização dos seguintes objetivos especificos:

a) estimular o funcionalismo público a incorporar os aspectos ambientais no seu local de trabalho;
b) aprender a reduzir o desperdício no consumo de recursos naturais;
c) incrementar a participação dos servidores no programa de Coleta Seletiva;
d) promover ações locais de sustentatibilidade, estimulando parcerias entre a Administração Pública e demais esferas do poder público, a iniciativa privada e a sociedade cívil organizada.

APRESENTAÇÃO:

O desenvolvimento a qualquer custo apoiado no consumo desenfreado de recursos naturais, a perpetuação da vida no planeta está em risco. Uma questão que se tem tornado evidente é a qualidade do ar que respiramos, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o aumento gradativo da frota de veículos automotores circulante, movida pela combustão de combustíveis em maior parte fóssil, leva a saturação do ar com propagação de substâncias nocivas e seus efeitos sobre a saúde.
A Prefeitura Municipal de Barueri criou para si a avaliação veicular da frota de veículos que lhe prestam serviços como exemplo a ser seguido pela preservação dos índices de qualidade do ar a assegurar o bem estar da sua população.

IDENTIFICAÇÃO:
Nome: Inspeção veícular da frota a diesel própria e terceirizada da administração publica;
Tema Central: Qualidade do ar, Poluição Atmosférica e Saúde Pública;
Promoção: Prefeitura Municipal de Barueri
Coordenação: Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente;
Colaboração: Secretária dos Assuntos de Segurança e Secretaria de Esportes;
Público Alvo: Frota de veículos a diesel que servem a Prefeitura Municipal;
Local onde foi realizado: Estacionamento do Ginásio de Esportes José Correa e Alameda Esagih Sales Nemer.
Datas e horários: 23/04/2010 e 15/05/2010.

OBJETIVOS:
Avaliação das condições de regulagem dos motores movidos a calor de combustão alimentados a óleo diesel baseada na qualidade da emissão de gases da combustão por emprego do cartão de escala de Ringelmann.

JUSTIFICATIVAS:
Pesquisa do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP, revelaram que cerca de 10% das mortes de idosos e pessoas debilitadas, 7% da mortandade infantil é de 15 à 20% das internações de crianças por doenças respiratórias estão relacionadas a poluição do ar.

AVALIAÇÃO DO EVENTO NO DIA 23/04/2010:
Coube aos agentes de trânsito, proceder a montagem dos 05 boxes estabelecidos para os trabalho, com cones e fitas zebradas, assim como orientar a entrada e saída de veículos. Ao ingressar no Box, as fichas eram preenchidas com dados do conduor e do veículo. Concluída a avaliação, o resultado anotado, foi solicitada a assinatura do documento, sendo que a segunda via entregue ao condutor do veículo. Dados da Avaliação Veicular apontaram que 100% dos veículos inscritos; 68,53% foram vistoriados, 14,64% foram reprovados, e 85,36% foram aprovados.


FONTES:
Ricardo Pinto Filho (Depto. de Controle Ambiental)
Yara Maria Garbelotto ( Depto. de Planejamento Ambiental)
Ary Alves Ferreia ( Depto. de Planejamento Ambiental)
Agradecimento em especial a Sra. Yara Maria Garbelotto ( Depto. de Planejamento Ambiental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário