quarta-feira, 29 de junho de 2011

Transporte Coletivo na cidade de Barueri

Escrito por: Adriano Lima, Anibal Filho e Rafael Gânimo.
Tarifa
Vamos discorrer sobre a tarifa do transporte coletivo municipal de Barueri, um assunto interessante, foram realizadas diversas pesquisas a respeito da Tarifa do Transporte Coletivo, e decidimos ecrever apartir de nossas experiências já que somos moradores da cidade há 25 anos, e por isso, conhecemos bem onde residimos.
Barueri é uma cidade em constante progresso, tem hoje 64,167 km² de extensão, uma população de 240 656 habitantes, conforme (Censo do IBGE/2010). Ela é responsável pelo terceiro maior orçamento do Estado de São Paulo.
Para atender a população existem, hoje no transporte coletivo de Barueri, 20 linhas municipais e 50 linhas Intermunicipais, veja figura 1 “Linhas Municipais”:
O transporte coletivo municipal da cidade de Barueri, conta com três terminais de ônibus:
  • No centro da cidade; o Terminal Barueri (Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini);
  • Na zona sul da cidade, o Terminal Jardim Silveira (Terminal Rodoviário Vereador Geraldo Correia);
  • Na zona leste da cidade, o Terminal Parque Imperial (Terminal Rod. Gumercindo Modesto de Faria).
Por meio de licitação pública, a Administração Pública de Barueri, concedeu autorização à empresa do Grupo Benfica que atua na região oeste de 1975, para explorar o transporte coletivo das linhas municipais. Essa empresa tornou-se, então, a única empresa a realizar o transporte coletivo da cidade de Barueri, com uma ampla frota de veículos (ônibus), equipados com catracas eletrônicas, é possível utilizar o cartão Benfácil, que dá direito à integração ônibus-trem e ônibus-ônibus (apenas ônibus municipais e unidirecionais para as linhas dos bairros Alphaville e Aldeia da Serra) no prazo de duas horas.
A tarifa cobrada no serviço de transporte coletivo municipal de Barueri é estipulada com base no valor cobrado pela São Paulo Transporte S.A. (SPTRANS), órgão que regulamenta as empresas de transporte coletivo da cidade de São Paulo, baseado nesta informação percebemos o quanto é injusta a cobrança para a população de Barueri.
O serviço de transporte público da cidade de São Paulo é responsável pelo traslado de 6 milhões de pessoas por dia/útil, esse número de usuários para uma cidade de 10 milhões de habitante, logo 60% da população utiliza o serviço todos os dias, distribuídos nas mais de 1300 linhas de transporte coletivo que circula pela cidade, todas interligadas, e o usuário pode se deslocar com apenas R$ 3,00 de Norte a Sul e Leste a Oeste na cidade de São Paulo.
Para realizar toda essa operação a SPTRANS conta com a participação de 16 consórcios. A quem interessar saber mais sobre os benefícios que tem o bilhete único na cidade de São Paulo acesse a página da SPTRANS http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/ na internet.
Baseado nos dados acima, percebemos o quanto é injusta e abusiva a tarifa do transporte coletivo na cidade de Barueri. Vejamos a seguir figuras que ilustram essa afirmação.
Percebemos nos dois exemplos acima que os trajetos são realizados apenas por coletivos de via rodoviário, são longos, com mais de duas horas e meia de duração e um valor de R$ 3,00, o usuário usufrui do benefício integração entre linhas. Numa visão mais detalhada o primeiro itinerário saiu da região central para sul e no segundo exemplo ele se desloca da região oeste para leste e consideravelmente nas partes extremas da cidade.
A seguir duas simulações em dois itinerários do transporte municipal coletivo na cidade de Barueri, vale ressaltar que são os mais longos. Pode não ter a precisão como o da SPTRANS, pois não há a mesma ferramenta de busca no site da empresa de transporte de Barueri, nem mesmo no site da prefeitura da cidade. Por isso foi realizada no GOOGLE MAPS.
Primeiro percurso Engenho Novo / Vale do Sol. A distância total entre os pontos de saída da linha 12,7 quilômetros, divididos em duas fases, pois todos os trajetos citados desembocam na região central da cidade, ou seja, no Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaini, para mais ou menos 80% dos usuários a região central é seu destino final, ou fazem uso do pequeno beneficio da integração (Alphaville/Aldeia da Serra). Lembramos, por exemplo, que o transportado resida em ambos os pontos (bairros) da cidade e trabalha no polo industrial do Jardim Califórnia, este desembolsará novamente o valor de R$ 2,90, valor da tarifa atual cobrada no município de Barueri.
Segundo percurso Líbano / Parque Imperial distância total entre os pontos de saída da linha sentido centro de Barueri, informações nas figuras que ilustram abaixo.
Tabela ilustrativa dos valores:

Após termos analisado os dois percursos das linhas municipais citadas, lembramos que estes são os maiores da cidade de Barueri, percebemos que ambos são menos que a metade de qualquer exemplo colocado da cidade de São Paulo, contudo a afirmação de que a tarifa cobrada no valor de R$ 2,90 nas linhas municipais de transporte coletivo da cidade de Barueri é “abusiva”, se concretiza.
Dando continuidade em nosso processo de análise, seguimos em busca de sugestão para este problema da cidade de Barueri, encontramos uma cidade com praticamente com o mesmo tamanho, geograficamente com 62,293 Km2 (WIKIPÉDIA), porém o 23º PIB do estado de São Paulo, mas um exemplo a ser seguida, a cidade em questão é Mauá localizada no grande ABC Paulista.
Durante muito tempo nas administrações públicas anteriores o serviço de transporte coletivo público de Mauá foi explorada por uma única empresa, mas desde 2010 a história mudou, pois a administração pública vigente de maneira lícita, mudou a situação existente de transporte coletivo na cidade, e desde então operam duas empresas de transporte coletivo que realizam o serviço de maneira eficaz e acessível à população.
Hoje duas empresas distintas fornecem o transporte público municipal, sendo 65% das linhas nas mãos da Viação Cidade de Mauá (VCM) e 45% sob gerenciamento da Leblon.
Com isso todos os terminais são livres para embarque e desembarque de passageiro, ou seja, a integração das linhas municipais é ilimitada, desde que seja realizada nos terminais rodoviário da cidade. Para agilizar este processo as portas de trás dos veículos são liberadas, facilitando a vida de quem utiliza o transporte público na cidade, reduzindo o tempo de espera e de viagem dos passageiros.
A cidade ainda conta com terminais centrais, aonde o trólebus chega a determinado terminal e transborda seus passageiros, que se deslocam em micro ônibus para as ruas do seu bairro.
Para cidade e a população este é um grande marco, pois ambos os lados ganharam, nas ruas da periferia não se veem mais veículos grandes, que danificam o asfalto e prejudicam o trânsito, porque ao invés de muitos carros grandes, apenas o trólebus, veículo de grande porte circulam nas principais avenidas da cidade, reduzindo o tempo do percurso e a quantidade de veículos coletivos nas principais vias. Informações detalhadas no site oficial da prefeitura de Mauá http://www.maua.sp.gov.br/onibus na internet.

Fontes de pesquisa:

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